07 e 08 de novembro 
Centro Universitário SENAC - Santo Amaro

Autocompaixão e Burnout: a Importância de cuidar do cuidador 

Burnout é o termo utilizado para o estresse ocupacional e acaba de entrar na lista de doenças da Organização Mundial da Saúde). Acomete profissionais de qualquer categoria profissional, porém os profissionais da saúde se encontram em situação importante vulnerabilidade, pois estão em constante contato com o sofrimento e isso pode causar exaustão física e emocional. Isso pode ser visto em vasta literatura científica e na mídia, que, nos últimos tempos, vem relatando muitos casos de adoecimento, muitas vezes culminando em suicídios. 

O Burnout em profissionais da saúde também é conhecido como fadiga da compaixão. Porém, pesquisas recentes em neurociências demonstraram que as áreas cerebrais envolvidas na empatia e na compaixão são áreas distintas. O que está relacionado à sobrecarga é a empatia, sendo a autocompaixão é um poderoso recurso no autocuidado de profissionais da área da saúde.

Este mini curso é baseado nas práticas do Programa de Mindfulness e Autocompaixão - Mindful Self-Compassion (MSC) (meditações e exercícios) e nos recentes estudos sobre neurociência da compaixão, tendo como objetivo iniciar os profissionais da saúde no seu autocuidado por meio de práticas de Mindfulness e Autocompaixão. 

Dia 07 de Novembro 
13:30 - 17:00 
Professora: Phd. Erika Leonardo de Souza

 

1.

Mindfulness e Compaixão no manejo da dor e Doença: Como eu trato?

Nas últimas décadas diversos estudos vêm demonstrando a importância da prática de Mindfulness e Compaixão nos cuidados e na qualidade de vida de pessoas que sofrem de dores crônicas, de câncer, doenças metabólicas e transtornos mentais. Atualmente já se conhece mais sobre os processos neuropsicológicos e corporais na regulação das emoções e na promoção de saúde provenientes destas práticas beneficiando diversas pessoas através de protocolos estruturados e na prática clínica em psicoterapia.

Neste curso apresentaremos aspectos teóricos e vivenciais de como Mindfulness e Compaixão podem ajudar no manejo cotidiano do sofrimento na Dor e Doença. Trabalharemos conceitos fisiológicos do entendimento das relações mente e corpo e conceitos fundamentais da prática como sofrimentos primário e secundário, aceitação e resistência, esforço equilibrado e Compaixão como mentalidade social, através de práticas meditativas e discussões em grupo.

Dia 07 de Novembro
Das 13:30 - 17:00 
Professor: Dr. Gustavo Giovanetti

2.

Curso Internacional: Mindful Eating para crianças (com tradução)

Desenvolver hábitos alimentares saudáveis na infância poderá ser ponto de partida para a vida de escolhas sábias sobre como, quando e o que comer. 

A hora de comer pode ser frustrante e infeliz para qualquer um. Se nós criticarmos a criança ao comer ou forçá-las a comer alimentos nós podemos distorcer o seu prazer de comer e causar problemas para toda a vida. Neste minicurso nós vamos explorar como ajudar crianças a desfrutar da comida e comer com facilidade. 

Crianças são naturalmente curiosas, sempre cheirando, tocando e colocando as coisas na boca que nem sempre são de comer. Como podemos encorajar a mesma curiosidade quando se trata de comida? E como podemos ajudar crianças a manter a habilidade inata para saber quando estão satisfeitas e parar de comer? 

Essa apresentação irá apresentar interessantes pesquisas sobre os hábitos alimentares das crianças, prover dicas e recursos. Irá incluir uma demonstração ao vivo com formas de engajar crianças em Comer com Atenção Plena 



Dia 07 de novembro 
Das 13:30 - 17:30 
Professoras: Jan Chozen Bays e Char Wilkins 
O curso disponibilizará tradução consecutiva com Daniela Araújo 

 

3.

Medicina tradicional chinesa e Mindful Eating: trabalhando de forma integrativa
 

Comida, meditação e medicina chinesa são temas milenares. O que eles tem em comum para transformar a sua relação com os alimentos? Neste mini curso, Andrea e Paula apresentam como utilizar a sabedoria oriental para ganhar consciência alimentar.  

 

Conteúdo: 

Bases da MTC / Relação dos órgãos com os sabores / Alimente o corpo/ alimente a mente / alimente o espírito / Mindful Eating (exercícios p/ corpo/mente e espírito). 

(Dra. Paula, preenche com a relação com Mindful Eating. 



Dia 07 de Novembro 

Das 17:40 - 20:10

Professoras: Andrea Maciel e Dra. Paula Teixeira

4.

Escrever, acolher, nutrir: escrita compassiva nas redes sociais e Mindful Eating

Quando nos sentimos ameaçados, intimidados ou antecipamos que seremos mal
interpretados é comum assumirmos uma posição de querer corrigir o outro. No entanto, a
escrita com intenção corretiva nem sempre é a melhor forma de nos conectarmos.
Na Comunicação não violenta (CNV) e na abordagem da Aceitação Radical da psicóloga
Marsha Linehan, podemos identificar atitudes e construções que facilitam a conexão. A
escrita compassiva faz uso dessas técnicas, procurando evitar julgamentos
moralizadores, dizer o que é certo ou errado, o que deveria ou não deveria. Em vez disso,
podemos usar a escrita para revelarmos de onde estamos vindo (o nosso lugar de fala), o
que sentimos, precisamos ou acreditamos. Ela envolve se colocar num lugar vulnerável,
tentando reconhecer e expressar com atenção plena o que nos afeta e mobiliza.
O mini curso trabalha a partir da CNV e da Aceitação Radical da Marsha Linehan com
exercícios práticos de escrita compassiva sobre comida,

especialmente voltada para as redes sociais,
identificando posturas e formas que facilitam a conexão com o outro.

Dia 07 de Novembro 
Das 17:40 - 20:10
Professoras: Carla Soares e Daniela Araújo 

5.

Curso Internacional: Compaixão e regulação emocional (com tradução)

As emoções são parte da riqueza da vida. Mas, às vezes, as emoções podem atrapalhar nossa saúde e felicidade. A solução não é eliminar emoções intensas como medo, raiva e ressentimento - na verdade, bloquear estas emoções pode ser uma fonte de problemas físicos, desde o enfraquecimento do sistema imunológico até várias cardiopatias. Por outro lado, as reações emocionais frente a uma situação "acalorada" podem ser prejudiciais para nossos relacionamentos com os outros. Assim, surge a pergunta: como navegar as ondas intensas de emoção sem causar danos a si mesmo ou aos outros? 
Nesse mini curso vamos explorar a natureza e o funcionamento das nossas emoções a partir de uma perspectiva evolutiva que favorece a redução de culpa e vergonha, aumentando a auto-eficácia, nos tornando capazes de assumir a responsabilidade pelo nosso funcionamento emocional. Junto a essa compreensão despatologizante das emoções, exploraremos como as práticas de mindfulness (entendida como a capacidade de observar as emoções  de modo não reativo) e compaixão (entendida como motivação para compreender e aliviar o sofrimento em si mesmo e nos outros) podem, pouco a pouco, redirecionar a mente em termos individuais e relacionais, em uma direção menos dolorosa e mais construtiva.

Dia 07 de novembro 
Das 17:40 - 20:10 
Professor: Phd. Gonzalo Brito (Espanha)

6.

Conteúdo programático 
Cursos pré-congresso

Mais Informações

WIX3.jpg

Conteúdo dos Cursos

WIX1.jpeg

Investimento

WIX2.png

Programação

wix4.jpg

Palestrantes

Centro Brasileiro de Mindful Eating

Mindful Eating Brasil

Um resgate a consciência ao comer e ao amor pela comida