Quando buscamos uma nova formação é para prencher as lacunas de nossa prática clinica. Ajudar mais as pessoas que ainda sentimos que não encontramos recursos para ajudar.

Por esse motivo o CBME buscou uma formação de instrutor de mindful eating que foi testada e apresenta evidências de efetividade.

Lynn Ross é vice-presidente, e futura presidente, do The Center For Mindful Eating, o principal órgão americano do comer atento. 

Professora de Mindfulness Based Stress Reduction(MBSR) há 20 anos. Psicóloga,  e Professora Doutora da Universidade de  Columbia. Lynn ainda é professora de yoga e praticante budista teravada. 

EAT FOR LIFE

MINDFUL EATING SOLUTION

Um programa com comprovação cientifica de melhora da alimentação, saúde e compulsão alimentar.

CONHEÇA O ITINERÁRIO DE FORMAÇÃO

Itinerário de Formação de Instrutores do Programa Eat For Life

O que é um itinerário de formação de instrutores em um programa de Mindfulness?

Gostaríamos de esclarecer que quando se fala “instrutor de Mindfulness”, é necessário saber como foi a formação dessa pessoa e também em qual programa foi realizado a formação. Por exemplo: instrutora de Mindful Eating protocolo Eat for Life. Assim sendo, para que alguém se torne instrutor de um programa reconhecido existe um caminho bem definido que é chamado de itinerário. O itinerário é um dos itens que define se a formação escolhida tem padrão estandardizado e pode fornecer ao candidato a segurança que ele sairá apto e seguro para ensinar o programa o qual ele está se preparando.

Esse é um programa que tem um itinerário?

Sim, esse é um programa que possui um itinerário, ou seja, todos precisam percorrer um caminho para se tornar instrutor. Um caminho específico e que segue as diretrizes internacionais que orientam como se deve formar um instrutor de mindfulness.

Mas isso demora muito tempo?

Nem tanto tempo, nem tão pouco tempo. Gostaríamos de trazer o exemplo do primeiro e mais famoso programa de Mindfulness, o chamado MBSR, de Jon Kabat- Zinn, conhecido como pai de Mindfulness no Ocidente. O itinerário dessa formação, ou seja, para você ser instrutor oficial do MBSR você leva 10 anos. Existem itinerários mais curtos, claramente. E esse é um deles. O importante é que são passos necessários para assegurar que você possa entregar com qualidade o que seus futuros aluno irão precisar.

Dito isso, gostaríamos de apresentar a vocês o itinerário de formação do Eat For Life. Abaixo você vai encontrar informações sobre:

  1. Informações sobre o protocolo que você vai aprender a facilitar

  2. Informações sobre como se tornar instrutor

 

 

FORMAÇÃO DE INSTRUTORES CBME E LYNN ROSSY

 

Que programa é o Eat for Life? Descrição:

Eat for Life é um programa que está disponível para qualquer pessoa em todo o mundo. É um programa de 10 semanas que usa atenção plena como base para aprender a criar um relacionamento saudável com sua comida, mente e corpo.

Usando práticas mente-corpo, como o Mindfulness, você pode aprender a ouvir a sabedoria do corpo para melhor saúde e bem-estar. Esta é uma abordagem "sem dieta" que defende a aceitação do corpo como o primeiro passo para fazer mudanças. O programa usa uma abordagem sem julgamento e compaixão para reaprender como usar suas dicas físicas internas para orientar o que e quando você come.

Este programa ensina os conceitos que são encontrados na Solução Alimentar Baseada na Mindfulness, os princípios de ingestão intuitiva e pesquisa relevante, sintetizada para dar sentido a inúmeras mensagens que recebemos sobre o que, quando e como comer. Descubrindo o prazer de cuidar de si mesmo de uma maneira que nutre e cura.

 

 

Quais são os detalhes do programa eat for life?

Este é o programa, que após percorrer todo o itinerário você estará apto a facilitar.

 


 

CURSO ON-LINE AO VIVO e PRESENCIAL


O programa consiste em uma série de aulas que se reúnem por 2 horas por semana. As aulas incluem instruções em forma formal de práticas de atenção plena (meditação, meditação sentada, escaneamento corporal e yoga consciente). Discussões em grupo para abordar o componente experiencial das classes e componentes didáticos enfatizando a aplicação da atenção plena, princípios alimentares intuitivos e informações relevantes para facilitar a mudança do relacionamento com os alimentos e seu corpo. As práticas semanais para fazer em casa ajudam você a desenvolver habilidades de atenção plena e aplicá-las na maneira que você come e pensa em comer e como você se relaciona com seu corpo.

**O comparecimento na aula e um compromisso de 15 a 30 minutos de prática por dia durante toda a duração da curso é recomendado. As gravações de áudio em português e vídeo das práticas de atenção plena formal e um manual serão fornecidos como ajudas de aprendizagem.**

Tudo o que você precisa é um computador e o compromisso de tempo para levar estar na aula e completar as leituras e os exercícios de prática.

  • QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS QUE VOCÊ PODE ESPERAR DO PROGRAMA?
    A pesquisa sobre o programa Eat for Life demonstra que os participantes aumentam a alimentação intuitiva, a apreciação em relação ao corpo, a atenção plena e diminuem os padrões de alimentação problemáticos, como compulsão alimentar.

  • Quem é o professor desse programa?
    OS PROFESSORES SÃO FORMADOS PELA LYNN ROSSY E SE VOCÊ PODE ENCONTRAR OS PROFESSORES NESSE SITE. 

Qual o Itinerário de Formação do Programa Eat for Life?

FASE I DO ITINERÁRIO DE FORMAÇÃO

 

GRUPO DE 11 SEMANAS

+

RETIRO DE FORMAÇÃO

 

PROGRAMA DE 10 SEMANAS: (Inicia habilitação PARA PRÁTICA CLÍNICA)

 

PRÓXIMAS TURMAS

(clique no nome do instrutor para informações)

DRIELE QUINHONEIRO

PAULA TEIXEIRA

LUIZA CAMARGO

DANIELA ARAÚJO

JOÃO MOTARELLI

Esta parte do itinerário é composta de 10 semanas do programa Eat for Life que acontecerá pelos membros Centro Brasileiro de Mindful Eating (CBME).

 

Após essa primeira parte, as pessoas que tiverem ensino superior nas áreas da saúde estarão aptas a COMEÇAR a utilizar Mindful Eating na prática clínica.

Vale ressaltar que se sua intenção é apenas utilizar na prática clínica, ainda sim, sugerimos que você continue o caminho de formação de instrutores para a cada vez ter mais habilidades para facilitar o processo de outras pessoas em comer com atenção plena.

PRÉ REQUISITO: SER PROFISSIONAL DE SAÚDE OU DAS ÁREAS CORRELATAS ANALISADAS INDIVIDUALMENTE

DURAÇÃO: 110semanas

 

DATAS DO CURSO: 


INVESTIMENTO: Checar direto com instrutor escolhido


MATERIAL: Você vai receber traduzido todos os materiais de apoio para uso pessoal e na prática clinica e áudios para utilização pessoal e com clientes.

TEACHER TRAINING DE 5 DIAS:

Esta parte é oferecida em formato de retiro de  5 dias de formação de professores in loco, chamado internacionalmente teacher training (tt). Neste retiro você vai aprender como facilitar o programa, receber supervisão das práticas do programa, ou seja, aprender as habilidades necessárias à um professor de Mindfulness. ESTE RETIRO ACONTECE PRÓXIMO A EM SÃO PAULO E É MINISTRADO PELA LYNN ROSSY.

PRÉ REQUISITO: PROGRAMA  DE 10 SEMANAS DE MINDFUL EATING EAT FOR LIFE

INVESTIMENTO: CERCA DE R$ 3,500 + HOSPEDAGEM (DIRETO COM O HOTEL) PREVISTO PARA JULHO-2019

Lynn Rossy

 

"A minha descoberta sobre a prática de mindfulness foi em 1998, não só mudou a minha vida, mas rapidamente fez florescer minha carreira profissional. O meu treinamento e foco a partir desse momento foi oferecer intervenções baseadas em atenção plena para grupos e indivíduos a fim de ajudar as pessoas a criarem vidas mais alegres, saudáveis e significativas.

Depois de viver na Califórnia durante 20 anos para "me encontrar", voltei para minha cidade natal de Columbia, Missouri, para seguir meu doutorado em psicologia. Depois de receber meu treinamento como psicóloga clinica, desenvolvi o Mindfulness Practice Center no campus da Universidade do Missouri em 2002 para professores, funcionários e estudantes. Sou formada através do Center for Mindfulness in Healthcare, Medicine, and Society para oferecer o MBSR (Mindfulness-Based Stress Reduction), esses programas constituíram a base do meu trabalho inicial. Ao longo do caminho, ensino, desenvolvendo e pesquisando intervenções baseadas no mindfulness visando estresse, dor, câncer, depressão e alimentação.

Em 2007, desenvolvi um programa de dez semanas chamado “Eat for Life” que ajuda as pessoas a ter um melhor relacionamento com os alimentos e seus corpos. Um estudo sobre o programa foi publicado no American Journal of Health Promotion em 2014. Os resultados indicam que no final de dez semanas, os participantes no grupo experimental demonstraram um aumento significativo na ingestão intuitiva e apreciação corporal e uma diminuição da alimentação desordenada (principalmente compulsão alimentar) em comparação com um grupo de controle de lista de espera. Mais importante ainda, um aumento na habilidade de atenção plena previu as outras mudanças positivas. Eu escrevi The Mindfulness-Based Eating Solution (publicado por New Harbinger em 2016) para oferecer as práticas cientificamente validadas em “Eat for Life” para um público mais amplo.

Em 2015, fui convidada a servir no Conselho do The Center For Mindful Eating, uma organização sem fins lucrativos cuja missão é ensinar e servir profissionais que trabalham no campo da alimentação consciente e me tornei vice-presidente em 2017. Na minha função no conselho, estive promovendo a pesquisa na área da alimentação consciente, ensinar aos profissionais como oferecer essa prática aos seus pacientes e ensinar ao público em geral sobre como saborear sua comida e amar seus corpos.

Em apoio à minha própria prática de atenção plena, completei o treinamento do Community Dharma Leader através do Spirit Rock Meditation Center na Califórnia em 2008 e ensinei meditação por muitos anos no Show Me Dharma, o centro de meditação budista local. Eu completei um treinamento de professores de ioga de 200 horas no Kripalu Yoga Center em 2002 e ensinei yoga no centro de yoga alleyCath em Columbia, MO, bem como no Pura Vida Retreat and Spa na Costa Rica".

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: VOCÊ PODE COMEÇAR PELO PROGRAMA DE 10 SEMANAS OU PELO RETIRO DE FORMAÇÃO.

FASE II DO ITINERÁRIO DE FORMAÇÃO DE INSTRUTOR 

Após passar pelas FASE I (RETIRO DE FORMAÇÃO + GRUPODE 11 SEMANAS) você deve então focar em cumprir os seguintes requisitos para avançar do status de "instrutor em formação" para se tornar "instrutor formado":

Estes são os requisitos recomendados para os professores que desejam aprender a ensinar o Programa de 10 semanas de “Eat for Life”.

Educação:

Ensino superior em ciências sociais, ciências da saúde, educação.

 

Experiência:


A. Uma prática de Mindfulness diária.
B. Três anos de prática consistente de Mindfulness ou um ano de prática + um programa de Mindfulness de pelo menos 8 semanas com um professor devidamente certificado
C. Um retiro de silêncio (5 a 10 dias de duração) no espírito de "educação contínua" e aprofundamento de sua prática e compreensão da atenção plena
D. Uma prática regular de yoga e / ou outra prática de conscientização centrada no corpo.
E. Compreensão das questões complexas relacionadas com distúrbios alimentares, nutrição, corpo imagem e outras questões de saúde relacionadas à alimentação.
F. Compreensão da política e dos movimentos atuais de alimentos e corpo, e abordagens incluindo, mas não limitado a, os seguintes:

  • Solução de alimentação baseada na atenção plena (Livro da Dra. Rossy)

  • Compreender a teoria e os princípios da alimentação intuitiva (pesquisa por Tracy Tylka e livro, Intuitive Eating, de Evelyn Tribole, MS, RD e Elyse Resch, MS, RDN)

  • Comer consciente (veja do The Center for Mindful Eating)

  • Movimento do Slow Food

  • Obras dos autores como Michael Pollan, Mark Bittman, Gary Taubes, Michael Moss e David Kessler

  • Saúde em todos os tamanhos

G. Conclusão de pelo menos um programa Eat for Life oferecido por pessoas autorizadas pela Dra. Lynn Rossy. 

Habilidade:


A. Capacidade comprovada de traduzir a prática de atenção plena em práticas seculares, práticas e linguagem acessível.
B. Habilidades de facilitação de grupo (se ensinar o Eat for Life em uma configuração de grupo).
C. Capacidade de estabelecer relações interpessoais efetivas com a população do cliente.
D. Capacidade de trabalhar de forma independente e colaborativa.

Compromissos:
Os instrutores de Eat for Life seguem o princípio de que nunca pedimos mais dos participantes do que fazemos nós mesmos diariamente em termos de práticas de Mindfulness formais e práticas informais.
O professor precisa demonstrar facilidade com o ensino do programa durante supervisão para identificar seu programa como um programa Eat for Life.

 

INFORMAÇÕES DA SEGUNDA FASE DO ITINERÁRIO DE FORMAÇÃO:

Vocês talvez tenham percebido que podem estar mais próximo ou menos próximo de cumprir os requisitos para ter o certificado de instrutor. Mas queremos dizer que o caminho pode ser mais rápido que imaginamos.

LICENÇA DE FOTOCÓPIA LIMITADA E TERMOS DE USO: Os materiais do programa Eat for Life destinam-se a ser utilizados apenas por profissionais da saúde qualificados. Esses profissionais, depois de completar um programa Eat for Life de 10 semanas, têm permissão para reproduzir todos os materiais para uso pessoal ou para uso com clientes. Esta permissão não concede o direito de reproduzir esses materiais para revenda, redistribuição, exibição eletrônica ou qualquer outro propósito (incluindo, mas não limitado a, livros, panfletos, artigos, blogs, sites de Internet ou intranet, e folhetos ou slides para palestras, workshops ou webinars, seja ou não cobrada uma taxa). Permissão para reproduzir estes materiais para estes e quaisquer outros fins devem ser obtidos por escrito da Dra. Lynn Rossy.

As gravações de áudio / vídeo em inglês do programa são oferecidas gratuitamente e podem ser encontradas em www.LynnRossy.com

Estas são diretrizes básicas para o ensino do programa. Você pode entrar em contato com o Centro Brasileiro de Mindful Eating (CBME) se você tiver perguntas sobre como oferecer Eat for Life, total ou parcialmente. Para mais informações entre em contato: centromindfuleatingbrasil@gmail.com

 

Centro Brasileiro de Mindful Eating

Mindful Eating Brasil

Um resgate a consciência ao comer e ao amor pela comida