A intersecção entre mindfulness, o comer e nossa relação com a comida é o foco desta formação profissional. Inerentes a essa conjunção estão os pensamentos, emoções e sensações físicas que afetam a forma como nos relacionamos com a comida e nosso corpo de maneiras hábeis e inábeis.

O treinamento enfatiza o envolvimento experimental nas práticas de meditação mindfulness e nos exercícios de mindful eating de conscientização, de modo que o participante possa transmitir o benefício desses exercícios para clientes e pacientes em uma variedade de ambientes. Essas práticas e exercícios são componentes integrais do Guia do Professor- Manual do Programa de Mindful Eating de oito sessões, desenvolvido por Bays e Wilkins, que fornece a estrutura organizadora deste treinamento. Cada participante receberá uma cópia do Guia do Professor.

 

O ME-CL1 fornece aos profissionais um currículo a partir do qual irão explorar e ensinar os principais aspectos do mindful eating.

A atenção plena pode aprofundar-se por meio da exploração da nossa relação com a alimentação e a comida e proporcionar uma oportunidade para ver mais claramente a conexão entre corpo, mente e coração. Ao trazer a consciência para e através dos sentidos, podemos nos tornar mais conscientes de como, quando, onde, o que e por que comemos.

Os participantes irão explorar as alegrias e tristezas presentes no comer e na comida, as desconexões e comunhões, e as aversões e desejos - e todos podem ser oportunidades para o desenvolvimento de uma relação mais saudável com a comida, as emoções e o corpo físico.

Este treinamento apoiará e aprimorará a prática pessoal de meditação do participante, que é a base essencial para o ensino da alimentação consciente. Ele fornecerá maneiras práticas de integrar mindfulness e mindful eating no trabalho com pacientes, individualmente ou em grupos.

O programa baseia-se em Mindfulness-based Stress Reduction (MBSR), Mindfulness-Based Cognitive Therapy (MBCT), evidências atuais e os 41 anos de experiência das instrutoras trabalhando em ambientes públicos e clínicos com uma ampla gama de pessoas com padrões alimentares perturbados.

O TREINAMENTO

O programa será conduzido por Jan Chozen Bays, MD e Char Wilkins, LCSW, ambas clínicas experientes, professores de mindfulness e facilitadoras de retiros.

O treinamento oferece aos participantes uma oportunidade de explorar as implicações, pessoalmente e profissionalmente, de assimilar práticas de mindfulness e habilidades de alimentação consciente em seu trabalho profissional. Uma vez que uma prática pessoal é considerada a base a partir da qual se ofertam as habilidades de mindfulness no ambiente clínico, a prática diária de meditação, o movimento consciente e um

retiro de meio dia são componentes essenciais do programa.

O treinamento ME-CL1 inclui instrução didática, meditação experiencial e exercícios de alimentação, inquiry e diálogo em grupo, evidências científicas atuais e tempo para reflexão pessoal. Este treinamento oferece uma abordagem multifacetada para a alimentação consciente e é projetado para encorajar os participantes a usar a estrutura de oito sessões do Mindful Eating para criar uma abordagem que seja apropriada às necessidades de sua população.

Depois de concluir o treinamento, os participantes estarão equipados para facilitar o programa de alimentação consciente em seu ambiente.

As inscrições são limitadas para este programa em formato de retiro intensivo, a fim de cultivar um ambiente de treinamento íntimo, pessoal e altamente interativo.

DOS OBJETIVOS DO TREINAMENTO

Após concluir este módulo de treinamento, os participantes devem ser capazes de:
 

• Demonstrar a habilidade de ofertar uma variedade de práticas de conscientização alimentar;

 

• Facilitar o programa de oito sessões do ME-CL em seu ambiente, adaptando-o à sua clientela;

 

• Articular a importância fundamental do inquiry e investigação com atenção plena no ensino de práticas alimentares conscientes;

 

• Apreciar e compreender suas próprias qualificações, pontos fortes e fracos em relação a facilitar a atenção plena e a alimentação consciente em seu trabalho;

 

• Desenvolver ou aprofundar sua própria meditação de atenção plena e práticas de mindful eating, e compreender o impacto e a importância dessas práticas pessoais no ensino bem-sucedido do curso;

 

• Articular padrões habituais de mente, emoções e sensações corporais relacionadas a

comportamentos alimentares.

PÚBLICO ALVO

Este programa intensivo de experiência de 6 dias destina-se a profissionais que desejam incorporar práticas de mindfulness e de mindful eating em sua prática clínica individual e / ou em trabalho de grupo em que comer, comida e corpo são aspectos ou o foco central.

O programa foi projetado para clínicos em saúde mental ou campos de saúde e clínicos em treinamento nesses campos. Este programa também é relevante para terapeutas e conselheiros que não se especializam em transtornos relacionados à alimentação. O comer e a comida são portais únicos para a autoconsciência e compreensão para aqueles que experimentam ansiedade, depressão, abuso, estresse e / ou doença.

DIRETRIZES PARA OS PARTICIPANTES

Segundo Jan Chozen e Char Wilkins,  um programa baseado em mindfulness exige que o professor tenha um compromisso com uma prática contínua e diária de meditação em mindfulness. Para este fim, criamos recomendações para aceitação deste treinamento.

 

• Qualificação profissional no campo da saúde mental (por exemplo, psicologia, serviço social ou aconselhamento) ou atualmente matriculado em cursos de pós-graduação em licenciatura. Não é esperado ou necessário ser um especialista em transtornos alimentares.

• Ou grau profissional no campo da saúde (por exemplo, nutricionistas, profissionais de enfermagem, médicos, psiquiatras) ou atualmente matriculados em cursos de pós-graduação para o licenciamento ou bacharelado. Apropriado para aqueles que trabalham com, mas não limitado a, cirurgias bariátricas, controle de peso, diabetes, transtornos alimentares.

• Ou um diploma profissional em ecologia, biologia ou ciência da tecnologia alimentar.

•Ter realizado como participante de um programa de Redução do Estresse por Mindfulness (MBSR), Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness (MBCT) ou Mindful Eating Conscious Living (ME-CL) ou Promoção da Saúde baseado em Mindfulness (MBHP).

• Um compromisso pessoal com uma prática regular de meditação e prática de movimentos conscientes semanais.

• Preferível:  ter tido participação em retiros formais de meditação ou formações formais de Meditação.

FORMATO DO PROGRAMA

Com base no pressuposto fundamental de que o único verdadeiro ensinamento da atenção plena vem da prática pessoal regular e sistemática, esse treinamento de 6 dias está imerso na prática da atenção plena, mindfulness.

As sessões de prática matinal e vespertina são um componente crucial do treinamento em si e incluirão uma variedade de práticas de mindfulness, incluindo meditação sentada, movimentos conscientes, meditações corporais e caminhada com atenção plena.

Algumas refeições serão feitas em silêncio, sendo algumas designadas como sessões práticas de mindful eating.

Várias noites incluirão o silêncio desde a conclusão do treino noturno até o café da manhã na manhã seguinte, e haverá um retiro guiado de meio dia de duração.

Tamanho do grupo:

Para facilitar a natureza individualizada e intensiva da atenção plena e da alimentação consciente, o treinamento será limitado em tamanho 34 participantes com um mínimo de 2 professores experientes para manter uma taxa baixa de alunos por professor e o ambiente de aprendizagem íntimo e direto. Às vezes, os participantes serão subdivididos em grupos menores, com a atenção de um professor. O número mínimo de participantes para que aconteça o treinamento será de 18.

O RETIRO SERÁ REALIZADO NA LÍNGUA INGLESA COM TRADUÇÃO CONSECUTIVA ATRAVÉS DE DOIS TRADUTORES EXPERIENTES. OS MATERIAIS BEM COMO MANUAIS DE FORMAÇÃO  SERÃO OFERECIDOS NA LÍNGUA PORTUGUESA POR MEIO DA TRADUÇÃO AUTORIZADA DO CENTRO BRASILEIRO DE MINDFUL EATING

AMBIENTE DE RETIRO, ACOMODAÇÕES E AUTOCUIDADO

A escolha de um ambiente de retiro tranquilo é intencional para facilitar a prática da atenção plena, reduzir as distrações externas e criar um ambiente seguro e produtivo para o desdobramento do trabalho e do grupo.

 

O treinamento será realizado em Refúgio Paradiso, na cidade de Botucatu, interior de São Paulo.

É um local ideal para integrar o treinamento ME-CL1 e promover a conectividade entre os participantes. O treinamento destina-se a ser um fórum protegido para facilitar a aprendizagem experiencial, a coesão e a dinâmica do grupo e a atenção profunda ao autocuidado e à compaixão.

 

Os quartos são limpos, agradáveis, adequados e simples, para incentivar a atenção concentrada para o trabalho em si.

As refeições são preparadas e apresentadas com a intenção de serem saudáveis e nutritivas por parte do pessoal, sensível à intenção do ambiente e às necessidades dos participantes. Serão todas refeições vegetarianas.

Haverá intervalos para permitir que os participantes caminhem, corram ou explorem o ambiente circundante como meio de apoiar o trabalho por vezes desafiador e facilitar o autocuidado.

 

O Refúgio Paradiso acomodará 18 participantes. Os demais participantes serão hospedados na Pousada Guaimbê, que fica cerca de dez minutos de carro do local do treinamento. Essa distribuição dos participantes será realizada por ordem das inscrições e efetivação do pagamento.  

QUANDO E QUANTO?

O treinamento será realizado de 11 a 16 de Novembro.

 

A entrada está liberada na parte da tarde, após o almoço e o início das atividades serão no final da tarde do dia 11.

O término das atividades será dia 16 após o almoço.

INVESTIMENTO:

O valor do treinamento (não incluso hospedagem) é de R$5.900,00 através do eventbrite (Caso seu pagamento seja através do cartão de crédito à vista ou parcelado) ou R$5.200,00 à vista através de transferência bancária.

Hospedagem e alimentação:  R$ 1.000,00 e incluí 5 dias de hospedagem + alimentação vegetariana

A forma de pagamento é a combinar com o Refúgio Paradiso, no entanto deverá estar quitado até a data do treinamento. (entenda melhor em como se inscrever abaixo)

OBS: Será liberado o pagamento somente após a aprovação de sua inscrição no retiro

Politica de reembolso: 

60 dias antes ao treinamento será devolvido 70% do valor (não será devolvido taxas)

30 dias antes ao treinamento não haverá devolução parcial ou integral do valor pago

O centro brasileiro não se responsabiliza pela devolução ou reembolso do pagamento pela hospedagem. 

COMO SE INSCREVER?

Os membros do Centro Brasileiro juntamente com as Facilitadoras Jan Chozen e Char Wilkins examinarão todos os pedidos de inscrição

ATENÇÃO: LEIA TODAS AS ETAPAS ANTES DE SUBMETER A SUA INSCRIÇÃO

ETAPA 1:

Preencha o formulário de inscrição. Se você tem facilidade em escrever em inglês, incentivamos que isso seja feito, pois todas as inscrições serão passadas pelos professores para sua aprovação.
IMPORTANTE: Essa avaliação inicial poderá levar até 10 dias 

Aberto dia 19 somente para filiados (se você é afiliado e não recebeu o link de inscriçãoentre em contato com o centro através do e-mail centrobrasileiromindfuleating@gmail.com) 
Aberto dia 26 para público geral

Observação:

Para facilitar o preenchimento, tenha separado para anexar ao formulário:

- Certificado de conclusão do programa de 8 semanas de mindfulness e/ou mindful eating;

- Certificado de Instrutor de mindfulness e/ou mindful eating, caso seja instrutor formado;

- Currículo completo e atualizado.

ETAPA 2 - RETORNO DA INSCRIÇÃO:

Após o prazo acima, você receberá pelo e-mail indicado a aprovação para o treinamento ou a solicitação de alguma informação extra para esclarecimento ou ajuste para ser aprovado.

Char Wilkins e Jan Chozen são as responsáveis pela aprovação dos participantes. O CBME apenas será o facilitador deste contato. 

ETAPA 3 - EFETIVAR O PAGAMENTO PARA O TREINAMENTO

Após a aprovação será enviado um link ou dados bancários para efetivar o pagamento da inscrição. Este link é individual e você terá o prazo de 7 dias corridos para realizar o pagamento. Após os 7 dias, a vaga será disponibilizada a outro participante.

ETAPA 4 - EFETIVAR O PAGAMENTO PARA O TREINAMENTO        

 

O pagamento da Hospedagem será feito diretamente com o local, o Refugio Paradiso.

Após o pagamento do treinamento você receberá o e-mail com o contato do Refúgio Paradiso para realizar o contato e pagamento.

 

Observação:

              Os primeiros 18 participantes que efetivarem o pagamento da hospedagem ficarão no Refúgio Paradiso, os demais ficarão na Pousada Guaimbê.

              Todo o pagamento será feito apenas com o Refúgio Paradiso.

Caso você tenha alguma dúvida antes de se inscrever entre em contato com o centro através do e-mail 

centromindfuleatingbrasil@gmail.com

SOBRE AS FACILITADORAS

Retiro Jan 1_editado.jpg

Fez seus estudos médicos na UC San Diego, treinou em Zen sob dois mestres nos EUA e no Japão, e desde 2001 serviu um co-abade do Monastério Zen Great Vow em Oregon. Ela compartilhou suas experiências ao longo de três décadas de prática e ensino de mindful eating no livro Mindful Eating: A Guide to Rediscovering a Healthy and Joyful Relationship with Food (Shambhala Publishing, 2008/2017), que foi traduzido para 10 idiomas. Ela compilou 53 exercícios de mindfulness favoritos no livro How to Train a Wild Elephant and Other Adventures in Mindfulness (Shambhala Publishing, 2011). Em português o livro foi publicado pela editor alaúde, com o título Como Domar um Elefante: 53 maneiras de acalmar a mente e aproveitar a vida, em 2011. Em 2016, a Shambhala lançou seu livro mais recente, The Vow Powered Life: A Simple Method for Living Life on Purpose.  Com a co-professora Char Wilkins, Jan oferece os treinamentos Mindful Eating-Conscious Living™ para profissionais nos EUA e na Europa. www.me-cl.com

É pediatra e professora de Zen

JAN CHOZEN BAYS

Retiro Jan 1_editado.jpg

é psicoterapeuta baseada em mindfulness treinada para ensinar os programas Mindfulness-Based Stress Reduction (MBSR), Mindfulness-Based Cognitive Therapy (MBCT) e Mindful Eating/Conscious Living (ME-CL). Ela recebeu certificação para ensinar o MBSR pelo Center for Mindfulness, UMass Medical School, Worcester, MA. Como terapeuta, Char se especializou em trabalhar com mulheres que sofreram abuso/trauma na infância e enfrentando depressão, ansiedade e comer transtornado. Como treinadora senior no Mindfulness Based Professional Training Institute da UCSD, ela é uma das facilitadoras líderes nos treinamentos ME-CL 1 e 2, o treinamento básico do MBSR TTI e oferece mentoria para professores em treinamento. Além disso, ela é consultora do to The Center for Mindful Eating. Nunnca sem seu senso de humor e alguns momentos de distração, Char aprecia ensinar os treinamentos Mindful Eating-Conscious Living™ com a co-professora Jan Chozen Bays. www.me-cl.com

É psicoterapeuta baseada em mindfulness

CHAR WILKINS, MSW, LCSW

Centro Brasileiro de Mindful Eating

Mindful Eating Brasil

Um resgate a consciência ao comer e ao amor pela comida